Poster (Painel)
1292-1 | Dificuldades apresentadas por estudantes do 2º ano do Ensino Médio em compreender o fenômeno observado durante a realização de uma experiência | Autores: | Rocha, T.A.S1, Marques, N.P1, Teixeira, G.J2, Espir, I.F2, Paixão, G.A2, Epoglou, A2 1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia , 2 FACIP/UFU - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal |
Resumo: O ensino de Eletroquímica pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes da realidade em que vivem. Todavia, pesquisas anteriores discutem dificuldades apresentadas por discentes e docentes em relação a esse tema. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados de duas atividades de um plano de aula executado em três turmas de 2º ano do Ensino Médio. O foco da discussão é a realização de um experimento sugerido pelo livro didático adotado pela professora para introduzir os conceitos de oxidação e redução, a Vitamina C como agente redutor - interação com o permanganato de potássio. Com base nas respostas apresentadas pelos estudantes, notamos que os mesmos não conseguiram relacionar a mudança de cores com o processo de oxidação-redução como era previsto pela realização do experimento. Palavras-chave: eletroquímica, ensino de química, experimentação
Agência de fomento: FAPEMIG |