Poster (Painel)
1286-1 | INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: DUAS IMPORTANTES ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | Autores: | ALVES, M.R.1, LINDNER, E.L.1 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Resumo: Este artigo apresenta um relato de pesquisa que discute o incentivo à iniciação científica e à pesquisa no Ensino Médio, por meio da oferta de grupos de pesquisa em ciências. O estudo foi aplicado com oito alunas do segundo ano do Ensino Médio em uma escola do município de Osório, no Rio Grande do Sul. O principal objetivo do estudo foi verificar as contribuições de um grupo de pesquisa para a formação técnico-científica do estudante do nível médio. Para isso, foi implantado o grupo intitulado Educação, ética e cidadania: desenvolvendo saberes através da ciência. Foram realizados dez encontros com atividades variadas que possibilitaram a vivência em ambiente de pesquisa. Os registros das atividades foram realizados em cada encontro e postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Este grupo proporcionou, em diferentes momentos, espaços de troca de conhecimento, despertando a promoção de ações que possibilitem às alunas interagirem em suas comunidades. Palavras-chave: iniciação científica, ensino médio, estratégia de aprendizagem, grupos de pesquisa |