Poster (Painel)
1113-1 | O Estudo dos Fenômenos Eletromagnéticos Utilizando yo-yo Magnético. | Autores: | Pacheco, R.C1,2, Contente, M.P1, Machado, C.R.S1, Martins, D.R1 1 UFPA - Universidade Federal do Pará, 2 IFMA - Instituto Federal de Educação do Maranhão, 3 UFPA - Universidade Federal do Pará |
Resumo: Essa pesquisa apresenta um delineamento de caráter qualitativo, realizada em um Instituto Federal de Educação, em São Luís/MA, com 10 alunos do terceiro ano do ensino técnico de nível médio. O objetivo é investigar de que maneira o uso do yo-yo magnético pode favorecer o ensino de corrente elétrica e eletromagnetismo no ensino de Física. A opção pelo uso do brinquedo yo-yo magnético como recurso pedagógico, surgiu a partir dos questionamentos dos alunos em grupo. Os resultados mostram que o uso de instrumentos lúdicos, como o brinquedo, associado a uma metodologia diferenciada em sala de aula, possibilitou aos alunos expressarem seus conhecimentos prévios e a partir do contato com conhecimentos científicos (re)construírem seus conhecimentos. Constatamos que a metodologia adotada favorece o ensino e aprendizagem dos alunos de forma realista e motivadora, possibilitando aos mesmos evoluírem em suas concepções. Palavras-chave: lúdico, ensino de física, yo-yo magnético, Eletromagnetismo |