Poster (Painel)
1084-1 | Brincando com polímeros: reflexões sobre a cognição infantil na educação em saúde. | Autores: | Barbosa, Wagner Rodrigues da Costa1, Vommaro Felipe de Souza, Renan2, Bonatto,Maria Paula de Oliveira3 1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 3 FIOCRUZ - Fundação e Instituto Oswaldo Cruz |
Resumo: Este trabalho é uma reflexão e apresentação acerca dos resultados preliminares sobre a investigação “Crianças pequenas e as ciências – aprendendo sobre a cognição infantil em museus” focada na atividade “Brincando com polímeros” realizada no Parque da Ciência/Museu da Vida/Fiocruz. A pesquisa remete ao estudo do comportamento cognitivo de crianças referente ao campo do aprendizado em ciências. Tem como estratégia a observação de crianças de 4 a 8 anos a partir da preparação de uma 'geléca' (brinquedo de aspecto gelatinoso) apresentado como uma atividade científica experimental. O objetivo é reunir conhecimentos sobre como discutir temas ligados à saúde/ambiente destacando assuntos atuais, como a utilização do plástico no nosso cotidiano e sua eventual participação na poluição do ambiente. Palavras-chave: ciência e crianças, educação não formal em saúde, museus de ciência, geléca, polímeros |