Poster (Painel)
965-1 | Monitores como agentes multiplicadores no ensino de Biologia em uma escola pública de educação integral do Estado do Rio de Janeiro. | Autores: | Mendes, A.C.O1,2, Perse, A.S3,2, Cardeal, V.2, Fonseca, E.L4,5, Alves-Oliveira, M.F1,6 1 LAEFIB/IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz- Fundação Oswaldo Cruz, 2 SEEDUC-RJ - Secretaria de Estado de Educação-Rio de Janeiro, 3 LDTV/IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz, 4 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 5 ECV - Espaço Ciência Viva, 6 UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda |
Resumo: A monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino. Nesse processo, o aluno-monitor é tido como um agente, pois atua junto ao professor de modo participativo, com presença em reuniões, elaboração de planejamento e estabelecimento de metas e objetivos para o ano letivo. O objetivo desse trabalho foi identificar a percepção de alunos-monitores sobre o programa de monitoria. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário. A análise e a interpretação dos mesmos foi realizada por dois métodos: o quantitativo (nas questões fechadas) e o qualitativo (nas questões abertas). A apreciação dos resultados nos fez concluir que a monitoria age de forma positiva tanto nos discentes como nos docentes, contribuindo significativamente para o estreitamento das relações professor-aluno, estimulando o processo contínuo da aprendizagem e servindo como fonte facilitadora e multiplicadora da informação. Palavras-chave: aluno-monitor, interação professor-aluno, monitoria, multiplicação de conhecimento |