Poster (Painel)
940-1 | Uma Investigação sobre o uso de um texto de divulgação científica no ensino de radioatividade no nível médio | Autores: | Gomes, V.B.1, Silva, R.R.2, Souza, A.k.S.3 1 UFT - Universidade Federal do Tocantins, 2 UNB - Universidade de Brasília, 3 UCB - Universidade Católica de Brasília |
Resumo: Este trabalho teve como objetivo uma investigação inicial sobre a introdução do tema radioatividade no ensino médio, a partir da utilização de um texto de divulgação científica. Buscou-se avaliar em que medida esse texto pode contribuir na compreensão dos estudantes quanto aos aspectos relativos a conceitos, natureza da Ciência e aplicações em medicina. Para a coleta de dados foi utilizada a gravação em áudio e a aplicação de dois questionários, sendo um no início da aula e o outro após a leitura e discussão do texto. Os resultados indicam que a atividade desenvolvida permitiu aos estudantes uma melhor apropriação dos conceitos relacionados à radioatividade e uma visão mais adequada sobre sua natureza e aplicações. Adicionalmente, foi possível perceber interações sociais entre aluno-professor e aluno-aluno, favorecidas pela leitura do texto Palavras-chave: Divulgação Científica, Ensino de Química, Radioatividade |