Poster (Painel)
690-1 | PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: O QUE DIZEM SOBRE PRÁTICA INOVADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS | Autores: | MOREIRA, A.S5,6,7, CASTRO, E.B5,8, FRAIHA-MARTINS, F.5 1 UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, 2 SEDUC - SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO, 3 SEMEC - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO , 4 SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO |
Resumo: Este estudo discute o ensino de Ciências nos anos iniciais, investigando narrativas das práticas de duas professoras do 2º ano do ensino fundamental a partir do ensino pautado em metodologias que utilizam os processos investigativos na construção do conhecimento. A questão de pesquisa é: O que dizem professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prática inovadora de ensino de Ciências? Objetivamos compreender em que termos professoras dos anos iniciais do ensino fundamental concebem e desenvolvem o que chamam de prática inovadora de ensino de Ciências. Na investigação pautamo-nos em autores como: Cachapuz, Praia e Jorge, 2002; Clandinin e Connely, 2011; Moraes e Galiazzi, 2007; dentre outros. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento para coleta dos dados, que analisamos seguindo as orientações da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelam proposições para potencializar o ensino de Ciências nos anos iniciais, superando modelos de memorização e reprodução, com vista às práticas inovadoras. Palavras-chave: ensino de ciências, prática investigativas, anos iniciais |