Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 678-1

Poster (Painel)


678-1

O uso dos termos “atividade de laboratório”, “atividade experimental” e “atividade prática” por mestrandos em ensino de ciências

Autores:
Maria Cristina do Amaral Moreira3, Francine Pinhão4
3 IFRJ - Intituto Federal do Rio de Janeiro, 4 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar o modo como os termos “atividade de laboratório”, “atividade experimental” e “atividade prática” são diferenciados por um grupo de 26 estudantes de um curso de mestrado em ensino de ciências. A pesquisa se justifica pela reconhecida polissemia dos termos e pela centralidade destas atividades para o ensino de ciências na escola. Para cumprir o objetivo foi utilizada como metodologia a análise de conteúdo temática de Bardin. O resultado da análise foi a classificação das respostas em quatro categorias: “indiferenciado” (4); “local da atividade” (9); “papel do estudante” (8); “grau de especificidade” (10). De modo geral, os professores não utilizam critérios abstratos, teóricos ou relacionados à natureza do conhecimento científico para diferenciar os termos e o foco dos enunciados são aspectos da prática. O resultado aponta a necessidade de estreitamento de diálogo entre a pesquisa e a prática docente.

Palavras-chave:
 atividade de laboratório, atividade experimental, atividade prática,, formação de professores