Poster (Painel)
596-1 | As Abordagens Comunicativa nas aulas de Ciências: Um estudo das transições discursivas | Autores: | SILVA, Ana Carolina A. da1,2, Mortimer, EF1,2 1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais |
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as transições entre discurso dialógico e de autoridade nas aulas de Ciências. Para isso, selecionamos uma escola de educação básica no município de Belo Horizonte/MG. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram registros em áudio/vídeo. As aulas filmadas foram numa turma do 8°ano do Ensino Fundamental e o tema analisado foi o estudo das reações químicas. Para análise de dados utilizamos as categorias de abordagem comunicativa proposta por Mortimer e Scott. Os procedimentos metodológicos envolveram análise de treze aulas gravadas em vídeo por meio do programa Videograph. A partir desse programa obtivemos percentuais de tempo da categoria locutor e abordagem comunicativa. Os resultados revelaram que o discurso dialógico está mais presente em duas fases: na abertura do discurso e na exploração de ideias. Já o discurso de autoridade se fez presente na avaliação das ideias dos estudantes e no fechamento do discurso. Palavras-chave: Abordagem Comunicativa, Discurso Dialógico, Discurso de Autoridade
Agência de fomento: CAPES |