Poster (Painel)
589-1 | As Estratégias e dinâmicas discursivas utilizadas por duas professoras de química da educação básica. | Autores: | Oliveira, S.C.M.1, SILVA, P.S1 1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais |
Resumo: Este artigo analisa as estratégias e dinâmicas discursivas utilizadas por duas professoras de química do ensino médio na construção dos significados dos estudantes. Para isso buscou-se identificar as classes de abordagem comunicativa presentes nas aulas, os tipos de perguntas e os padrões de interação em cada tipo de discurso. Identificou-se a predominância da abordagem interativa/de autoridade com momentos interativo/dialógico ou caráter dialógico, o que apontou certa dificuldade das professoras em promover a dialogia. No entanto, deve-se ressaltar a importância de todas as abordagens no processo de construção de significados, cabendo ao professor planejar suas aulas buscando oportunizar todas as classes de abordagem comunicativa e, sempre que possível, promover a dialogia, permitindo aos estudantes expressarem suas ideias e opiniões. Palavras-chave: abordagem comunicativa, discurso de autoridade, discurso dialógico |