Poster (Painel)
579-1 | Motivação e Ensino de Química no Ensino Médio | Autores: | Marciana Catanho1, GOIS, J.1 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" |
Resumo: Os tipos de motivação acadêmica predominantes em alunos foram avaliados diante das concepções dos próprios alunos e de seus professores, tendo como base a Teoria da Autodeterminação (TAD). Comparamos as concepções dos alunos sobre suas motivações em irem para a escola e realizarem atividades de Química numa amostra de 96 alunos do Ensino Médio, 12 professores em atuação e 22 professores em formação inicial. Os instrumentos de coleta de dados usados foram questionários sobre motivação. Os dados obtidos resultaram em uma tendência para uma motivação mais autônoma, no caso, a motivação extrínseca por regulação identificada e a motivação intrínseca, tanto no questionário sobre os motivos dos alunos irem para a escola quanto no questionário sobre os motivos dos alunos realizarem as atividades de química. Foi possível constatar também que existe uma disparidade entre as percepções dos alunos e as percepções dos professores relativas às orientações motivacionais dos estudantes. Palavras-chave: motivação, ensino de química, teoria da autodeterminação |