Poster (Painel)
560-1 | Prática de professores com o uso de longa-metragem enquanto estratégia didática | Autores: | Eliane de Sá2, Marina Fonseca2, Bruno Pereira1 1 IFMG-BETIM - Instituto Federal de Minas Gerais/ Campus Betim, 2 FAE/ UFMG - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerai |
Resumo: O objetivo desse trabalho é investigar como um grupo de professores escolhe e utiliza longa metragens enquanto estratégias didáticas em diferentes disciplinas escolares. Esta investigação foi desenvolvida no contexto da disciplina Ciência no Cinema, ofertada para um curso de mestrado profissional da Faculdade de Educação de uma instituição federal. Os dados analisados foram gerados por meio de um questionário disponibilizado no início da disciplina e pelas discussões geradas no primeiro fórum aberto, logo após a entrega dos questionários. Todos os professores cursistas têm experiências com uso de filmes. Dentre as reflexões apresentadas por eles acerca do uso de filmes, destacamos quatro temáticas que consideramos em nossas análises: motivação dos professores para utilização de filmes como estratégia didática; critérios levados em consideração pelos professores na escolha do filme; forma como os professores exibem o filme em suas aulas; e os procedimentos didáticos utilizados pelos professores para exibição do filme. Palavras-chave: ciências e cinema, formação de professores, estratégia didática
Agência de fomento: FAPEMIG/ CAPES |