Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 533-1

Poster (Painel)


533-1

O cientista vai à escola: o caso de uma escola pública do interior do estado do Rio de Janeiro

Autores:
ESPINDOLA, C.S.O1, VELLOS, A. 2
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio

Resumo:
Este trabalho buscou promover a aproximação entre alunos que jamais tiveram contato com o cientista, por estarem geograficamente muito distantes uns dos outros, através de ações interativas por videoconferência. Participaram desta pesquisa 30 alunos do Curso Normal nível Médio de uma escola do interior, situada a uma distância de aproximadamente, 120 km da cidade do Rio de Janeiro. O estudo é de natureza qualitativa e utilizou-se a entrevista semiestruturada para investigar a percepção dos alunos antes e após à realização das intervenções . As cientistas Amanda Santos de Souza e Dulce Gilson Mantuano, ambas da UFRJ, participaram em tempo real da atividade experimental por videoconferência, esclarecendo dúvidas. Os dados sugerem fortemente a necessidade de intervenções diretas no ambiente escolar e o oferecimento de uma aproximação entre universidade-cientistas-escola, a fim de diminuir a lacuna entre a comunidade científica e a escolar para a implantação de uma educação científica efetiva.

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências, Experimentação, Investigação, Videoconferência