Poster (Painel)
514-1 | Integrando o Céu Noturno e o Meio ambiente: análise metodológica do uso da astronomia no ensino de educação ambiental na Escola Estadual Maurício Murgel e no Centro Federal de EducaçaoTecnológica de Minas Gerais | Autores: | Tiago, F. C. P.1, Diniz, L. G.1, Araújo, S. M.1, Santos, C. J. P,.2, Maia, L. F.1, Soares, V. S.1 1 CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2 E.E. MAURÍCIO MURGEL - Escola Estadual Maurício Murgel |
Resumo: Esta pesquisa tem o intuito de mensurar o conhecimento prévio dos alunos e a partir de seus conhecimentos desenvolver atividades práticas/teóricas para a conscientização ecológica utilizando como ferramenta pedagógica a astronomia. Para analisarmos os conhecimentos prévios adquiridos pelos alunos iremos trabalhar com a aplicação de questionários. Primeiramente trabalhamos com a construção e validação do questionário de levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas de meio ambiente e astronomia. A pesquisa encontra-se na fase de aplicação do questionário e a partir dos resultados obtidos inciaremos nossas atividades teóricas/práticas de astronomia e educação ambiental, dando ênfase nos problemas ambientais, possibilitando a comunidade um melhor entendimento sobre o meio ambiente e astronomia. Ao final das atividade mensuraremos o conhecimento adquirido dos alunos sobre a educação ambiental e formação do eu ecológico.
Agência de Fomento: FAPEMIG, CNPQ e CEFET-MG Palavras-chave: conscientização, astronomia, educação ambiental
Agência de fomento: FAPEMIG, CNPQ e CEFET-MG |