Poster (Painel)
433-1 | ENSINO DE CIÊNCIAS:QUESTÃO DE VIDA E MORTE | Autores: | Anderson Nunes Pinto1, Eliane Brígida Morais Falcão1 1 NUTES - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde |
Resumo: A Biologia é o campo da ciência que explica os fenômenos da vida e da morte e que compõe o currículo da formação básica dos estudantes. Entretanto, pesquisas demonstram que estudantes do ensino médio apresentam demandas que extrapolam os limites das ciências naturais. O objetivo desta pesquisa foi como compreender como estes estudantes representam a vida e a morte. Teve como sujeitos 115 estudantes da escola pública do município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de questionários semiabertos individuais e anônimos. A abordagem metodológica para análise e interpretação de dados foi o Discurso do Sujeito Coletivo cuja base conceitual é a Teoria das Representações Sociais. Os resultados mostraram a quase ausência de conteúdo científico, sendo o principal referencial a religião. A conclusão deste trabalho é que existe a necessidade de se discutir a abordagem destes temas no ensino médio de modo a promover adequações pedagógicas. CNPQ. Palavras-chave: ENSINO DE CIÊNCIAS, MORTE, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, VIDA
Agência de fomento: CNPQ |