Poster (Painel)
337-1 | PERÍCIA CRIMINAL E A ESCOLA: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA BIOLOGIA FORENSE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS | Autores: | Yuri Vieira Romano1, Pamela Aline de Matos1, Raquel Oliveira1, Leonardo André Testoni1 1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 3 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 4 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 5 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo |
Resumo: Atualmente, seriados que abordam a perícia criminal chamam a atenção de grande parte dos jovens. A utilização de elementos técnico-científicos no âmbito forense pode, portanto, se tornar uma estratégia potencial para o ensino de ciências. Assim, nesse trabalho busca-se analisar uma proposta de aprendizagem envolvendo a ciência forense em um contexto escolar brasileiro. Para tanto, à luz da teoria argumentativa de Lawson, elaborou-se uma sequência didática, onde os estudantes, em um viés lúdico, interagiram com uma simulação de um local de crime, devendo utilizar conceitos científicos para desvendarem o caso apresentado. Os resultados obtidos demonstraram um intenso interesse dos discentes com a situação apresentada, além de evolução em seus padrões argumentativos, inferindo-se que tal proposta se configure em mais uma opção para a educação científica. Palavras-chave: Argumentação, Ciência Forense, Ensino de Ciências , Ludicidade |