Poster (Painel)
302-1 | Ensino de Biologia por investigação experimental: avaliação do entendimento da construção de conhecimento em Biologia por um grupo de alunos do ensino médio em uma sequência de atividades experimentais | Autores: | João Vieira1, Daniel Manzoni - de - Almeida1 1 FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar como um grupo de alunos do ensino médio desenvolveu investigações experimentais durante uma sequência de aulas. A proposta de pesquisa era de caráter qualitativo, com foco na caracterização das interações discursivas e das práticas epistêmicas identificadas nas falas de alunos e professores. A sequência analisada constituía parte do Projeto UFMG & Escolas, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, UFMG. Os procedimentos de registro foram gravações em áudio e vídeo, e a análise de dados incluiu transcrições, construção de mapas de interações, construção e identificação de categorias epistêmicas. Nossos resultados mostraram que os alunos desenvolveram experimentos a partir da formulação de hipóteses e, testando-as com modelos experimentais, obtiveram resultados e conclusões. Na análise das categorias epistêmicas, observamos a maior aparição da categoria “Questionamento”, nas falas dos professores; já nas falas dos alunos, a categoria com maior aparição foi a de “Explicação”. Palavras-chave: ensino de biologia, ensino de ciências, ensino por experimento |