Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 270-1

Poster (Painel)


270-1

UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE PROBLEMATIZAÇÃO

Autores:
Marcos Azevedo Pedroso1, Giovane Pereira Rodes1, Mirian do Amaral Jonis Silva1, Patricia Silveira da Silva Trazzi4
1 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, 2 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, 3 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, 4 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo:
Neste trabalho analisamos uma atividade de ensino investigativa relacionada a conceitos da primeira lei da termodinâmica usando como pressuposto teórico-metodológico o ensino de ciências por investigação. O foco do estudo foi compreender como ocorre a etapa de problematização inicial e a dinâmica da solução de um problema em uma sequência de ensino investigativa. Para tanto, utilizamos uma metodologia qualitativa, exploratória em que um professor trabalhou junto a alunos de uma turma da 2ª série de ensino médio de uma escola estadual do município de Serra- ES uma atividade investigativa sobre a primeira Lei da Termodinâmica utilizando um simulador computacional. Os resultados indicam que a etapa da problematização é fundamental para que os alunos possam levantar hipóteses para a possível solução do problema investigativo. Concluímos que uma etapa de problematização efetiva é aquela que apresenta uma pergunta que leve a participação ativa dos alunos e que os motive a responde-la.

Palavras-chave:
 Ensino de ciências por investigação, Primeira lei da termodinâmica, Problematização inicial, Sequência de ensino investigativa


Agência de fomento:
Fundo de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES