Poster (Painel)
196-1 | Ensino-aprendizagem de embriologia sob a luz dos paradigmas da Ciência: uma análise sobre as argumentações de estudantes do ensino médio | Autores: | RENATO MOUL1, FABIO NUNES1, RAÍZA SILVA1, ANA CARNEIRO-LEÃO1 1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Resumo: Uma abordagem reducionista em sala de aula pode ocasionar dificuldades na aprendizagem de determinados conceitos, motivadas pela linearidade e descontextualização na abordagem dos conteúdos. A partir de uma sequência didática de doze aulas com vinte e seis estudantes, investigamos os paradigmas de ciência presentes em suas concepções, a partir de uma questão problematizadora sobre aborto. A análise dos dados, feita à luz da Análise do Conteúdo, teve por embasamento os paradigmas Cartesiano, Sistêmico e Complexo. O paradigma predominante foi o Cartesiano, em que cerca de 70% dos alunos apontaram para o aborto como um erro, pois consideram que já existe vida desde a fecundação. Repostas que apresentaram um padrão sistêmico ou complexo também apareceram, demonstrando um possível êxito da sequência didática, com a motivação para um olhar que alcança diversos contextos da temática aborto. Palavras-chave: cartesiano, sistêmico, complexo, embriologia, aborto |