Poster (Painel)
180-1 | O uso do braille por alunos cegos: dificuldades e outras implicações para o processo de ensino e aprendizagem de Física | Autores: | Marcela Ribeiro da Silva1, Eder Pires de Camargo2 1 UNESP / BAURU - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2 UNESP/ ILHA SOLTEIRA - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” |
Resumo: Este trabalho aborda o uso do braille no contexto da Física, buscando apontar algumas dificuldades e outras implicações desse uso para o processo de ensino e aprendizagem de alunos cegos. Foram realizadas: entrevistas semiestruturadas com uma aluna cega matriculada no Ensino Médio e que frequentava a sala de aula regular e a sala de recursos, sua professora de Física e a professora da sala de recursos, bem como observações das aulas de Física e das atividades desenvolvidas na sala de recursos. Os resultados indicam a existência de dificuldade e ausência de padrão na escrita em braille, tanto pela aluna quanto pela professora da sala de recursos, de equações matemáticas, unidades de medida e grandezas físicas. Acentua tal dificuldade o fato de que, nas aulas de Física, a comunicação verbal dos conteúdos não considera as peculiaridades do braille e se pauta, predominantemente, na linguagem de estrutura empírica audiovisual interdependente. Palavras-chave: atendimento pedagógico especializado, braille, deficiência visual, ensino de física, inclusão
Agência de fomento: Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |