Poster (Painel)
7-1 | Considerações habermasianas acerca da Educação e do Ensino de Ciências | Autores: | COSTA, N.F.1, COSTA, M. G.1, COSTA, P. N.1 1 UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, 2 UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, 3 UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS |
Resumo: A teoria habermasiana da ação comunicativa de emancipação social supõe uma série de pressupostos éticos e práticos para a formação humana entre os quais destacam-se: a interação, o entendimento e o consenso. Habermas aponta, ainda, que é indispensável, nos contextos de comunicação a não coação entre os atores e uma reformulação da razão instrumental hegemônica. No campo da Educação e Ensino de Ciências a influência dessa hegemonia se reflete em práticas de ensino cujos fundamentos epistemológicos difusos, em função de uma formação científica nitidamente instrumental e funcionalista, ratificam a reprodução de valores e conhecimentos nas formações de professores e alunos. As considerações apresentadas à luz de Habermas apontam a possibilidade de uma apropriação das obras desse autor no quadro de referências de Educação em Ciências para que a interação, a discussão pública e o diálogo sejam fontes de ensino e aprendizagem na sala de aula. Palavras-chave: educação , ensino de ciências, Habermas
Agência de fomento: FAPEAM |