ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>VIII ENPEC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>VIII ENPEC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1468-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1468-1</td><td><b>Superando o giz e apagador: modalidades didáticas no ensino de ciências para o nível fundamental</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Emerson Izidoro dos Santos </u> (EC-USP - Estação Ciência - USP / PPG-IUEC-USP - Prog.Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP) ; Luís Paulo Piassi (EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP / PPGEC-EACH-USP - Programa de Pós Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP / PPG-IUEC-USP - Prog.Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP) ; Alberto Gaspar (FEG-UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - Unesp / PGEC-FC-UNESP - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Nesse trabalho discutimos as diferentes abordagens didáticas para o ensino de ciências, especialmente no nível fundamental e apresentamos uma proposta de atividade baseada na teoria sócio-histórica de Vigotski como possibilidade para uma ampliação dessas abordagens. O trabalho foi realizado em um curso de formação continuada para professores de ciências cujo objetivo era apresentar e discutir o tema de modalidades didáticas a partir da teoria sócio-histórica e estimular a troca de experiências entre os participantes com foco na produção de atividades.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;atividades didáticas, formação de professores, teoria sócio-histórica</td></tr></table></tr></td></table></body></html>