ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>VIII ENPEC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>VIII ENPEC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1207-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1207-1</td><td><b>EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO 6º ANO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Elienae Genésia Corrêa Pereira </u> (SME - Secretaria Municipal de Educação - RJ / IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz) ; Helena Amaral da Fontoura (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O presente trabalho apresenta resultados de um estudo desenvolvido em uma escola da rede privada no Município do Rio de Janeiro visando estudar a influência de ações pedagógicas nas percepções e aprendizagem de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no contexto Lixo-Água-Saúde. A intervenção pedagógica descrita refere-se a uma aula-passeio realizada no entorno da escola possibilitando o contato dos sujeitos com os problemas da comunidade. Essa prática proporcionou mudanças na percepção dos participantes, destacando-se o risco de contaminação e de aquisição de enfermidades, além da responsabilidade de governantes e da comunidade quanto aos problemas ambientais. A avaliação deste estudo foi baseada nos resultados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, além da utilização da técnica de observação participante durante a realização da atividade. Os resultados indicaram que o uso de aulas-passeio pode ser um instrumento facilitador para o ensino de Ciências, incentivar a criatividade e permitir a interdisciplinaridade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;aula-passeio, educação ambiental, Freinet, lixo-água-saúde</td></tr></table></tr></td></table></body></html>