ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>VIII ENPEC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>VIII ENPEC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:725-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">725-2</td><td><b>O USO DE VISUALIZAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Celeste Rodrigues Ferreira (FE - USP - Faculdade de Educação - USP) ; Monica Luisa Mendes Baptista (IE- UL - Instituto de Educação - Universidade de Lisboa) ; <u>Agnaldo Arroio </u> (FE - USP - Faculdade de Educação - USP) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O uso de visualizações tem-se tornado popular na educação em ciências. Professores de vários níveis de ensino procuram atualmente introduzir estas ferramentas de uma forma quase sistemática no ensino. Este estudo é uma pesquisa qualitativa que visa investigar como professores em serviço (n=14) envolvidos num curso de formação continuada de 40h, compreendem a natureza e o papel destas ferramentas no ensino de ciências e, qual o impacto desta formação. No início foi aplicado um questionário para identificar algumas concepções prévias dos professores acerca destes recursos, foram analisados os planejamentos das sequências didáticas e o registo audiovisual das apresentações realizadas durante o curso, assim como, a entrevista realizada com cada grupo de professores. Como resultado mais importante destacamos que a discussão no curso contribuiu para um desenvolvimento do conhecimento nesta área, nomeadamente, no impacto da linguagem visual na aprendizagem e no conceito de modelo em ciências.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ensino de ciências, formação de professores, visualização</td></tr></table></tr></td></table></body></html>