RELIGIÃO COMO REDE DE APOIO SOCIAL: PISTAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
João Valença1, Alexandre Brasil Fonseca2
1Universidade Federal do Rio de Janeiro/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, joaovalenc@uol.com.br
2 Universidade Federal do Rio de Janeiro/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,
abrasil@ufrj.br
Resumo: A partir de um levantamento sobre a produção bibliográfica acadêmica no Brasil sobre religião e saúde, apresenta-se uma discussão inicial sobre o perfil dos pesquisadores que publicam sobre este tema. Em seguida é abordado o conceito de apoio social e de que forma é possível pensar este tema nos processos relacionados a educação, as práticas e a formação em saúde. As ações relacionadas à saúde pública, e especialmente aquelas vinculadas com as práticas de educação em saúde, parecem ter muito a ganhar ao considerar as contribuições que áreas do conhecimento como a antropologia e a psicologia oferecem na percepção do papel da religião e do religioso no processo saúde-doença.
Palavras-chave: Religião e saúde; apoio social; educação em saúde, revisão bibliográfica
REPRESENTAÇÃO DAS CIÊNCIAS E DA QUÍMICA EM PINTURAS DOS SÉCULOS XVI E XVIII
Ana Paula Gorri e Ourides Santin Filho
Universidade Estadual de Maringá – Centro de Ciências Exatas
Departamento de Química; e-mail: osantin@uem.br
Resumo: Neste trabalho elaboramos um texto de caráter interdisciplinar envolvendo Química, História e Educação Artística, para ser utilizado em salas de aula de Ensino Médio. O texto faz uma discussão de temas científicos a partir de duas pinturas executadas nos séculos XVI e XVIII na Europa. Inicialmente foi feita uma abordagem sócio-cultural do período considerado e as biografias dos pintores foram brevemente discutidas. As características da pintura renascentista, precursora das obras aqui apresentadas, são brevemente discutidas. Posteriormente, foram localizadas nos quadros representações de laboratórios, técnicas, equipamentos e simbologia, particularmente referentes à destilação e ao estudo das propriedades do ar, temas que são abordados de modo mais profundo no final do trabalho. Esperamos assim ter produzido um texto que possa ser utilizado por docentes das áreas consideradas, integrando um pouco saberes que parecem isolados uns dos outros.
Palavras-chave: interdisciplinaridade, Química, História, Educação Artística, Ensino de Ciências.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA MORTALIDADE ENTRE JOVENS E AS PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA
Luana Ferreira de Almeida1, Eliane Brígida Morais Falcão2
1UFRJ/NUTES/Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde, luafalmeida@ig.com.br
2UFRJ/NUTES/Professora associada, elianebrigida@uol.com.br
Resumo: Esta pesquisa objetivou conhecer as percepções de estudantes do ensino médio em relação à mortalidade entre jovens e as perspectivas de intervenção na escola. A metodologia utilizada foi a do Discurso do Sujeito Coletivo/DSC. Os sujeitos foram alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Foram utilizados para coleta de dados, questionários com questões abertas e fechadas, envolvendo as questões relacionadas à morte entre jovens e religião. A pesquisa indicou que os estudantes têm consciência da alta mortalidade entre jovens no Brasil, sendo a violência a maior justificativa para esse fato. Acreditam que esse quadro possa revertido através da oferta de melhores oportunidades de emprego e maior acesso à educação. Possuem expectativas e são receptivos para a abordagem do tema da "morte" nas escolas. Enfatizam a importância da discussão e prevenção das causas de morte, com vistas a uma maior conscientização dos jovens.
Palavras-chave: jovens, morte, educação, saúde, religião.
REPRESENTAÇÕES ANALÓGICAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O CONCEITO DE AR ATMOSFÉRICO
[1] Ronaldo Luiz Nagem
[2] Maria de Fátima Marcelos, [3] Flávia Alves Ramalho.
[1] Coordenador do Grupo de Pesquisas em Analogias e Metáforas na Tecnologia, na Educação e na Ciência – AMTEC – do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. Em Estágio Cientifico Avançado de Pós – Doutoramento no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho – Braga – Portugal. nagem@twi.com.br
[2] Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Analogias e Metáforas na Tecnologia, na Educação e na Ciência – AMTEC, Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, Belo Horizonte, Brasil. fatimamarcelos@gmail.com
[3] Membro do Grupo de Pesquisas em Analogias e Metáforas na Tecnologia, na Educação e na Ciência – AMTEC, Mestranda em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, Belo Horizonte, Brasil. vinhalves@ig.com.br
Resumo:Visamos contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de ciências por meio de estudos do papel das representações analógicas e modelos na construção e desconstrução do conhecimento sobre ar atmosférico. Para tal, realizamos observações de aulas de Química e aplicamos questionários a discentes, seguidos por discussões sobre o tema. Participaram 33 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre 17 e 58 anos de idade. Os resultados foram registrados por meio de representações gráficas dos modelos e analogias estabelecidos, e por meio de anotações escritas. Suas análises basearam-se em estudos sobre modelos mentais, analogias e representações gráficas, mostrando uma identificação e uma aproximação conceitual plausível entre modelos mentais, analogias e representações gráficas. Evidencia-se uma necessidade de participação ativa e efetiva do docente para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.
Palavras-chave: Analogias - Educação de Jovens e Adultos – Ensino-Aprendizagem de Química - Modelos Mentais.
REPRESENTAÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Maira Ferreira1
Maria Lúcia Wortmann2
1UNILASALLE/Curso de Química – UFRGS/Pós-graduação em Educação, mairafe@uol.com.br
2UFRGS/Pós-graduação em Educação, wortmann@terra.com.br
Resumo: A associação entre ciência, tecnologia e educação têm sido recorrente no discurso pedagógico, indicando a necessidade de considerar-se às aplicações da ciência e da tecnologia à vida social, e incentivando o uso de diferentes recursos materiais que contemplem essa abordagem. Este estudo se refere à análise de como estão sendo representadas Ciência e Tecnologia em reportagens de divulgação científica da Revista Superinteressante, em diferentes livros didáticos de Química e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. A pesquisa, desenvolvida a partir da vertente teórica dos Estudos Culturais, busca a problematizar o modo no qual se confere legitimidade ao ensino de Ciências que centraliza a relação entre ciência e tecnologia como forma de atualização dos conteúdos escolares e de valorização do desenvolvimento de “novos” produtos e serviços disponibilizados ao consumo.
Palavras chave: Ensino de Ciências/Química; Materiais didáticos; Tecnologia e consumo
REPRESENTAÇÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES ACERCA DA PROFISSÃO E DA FORMAÇÃO DOCENTE.
Maria Delourdes Maciel
UNICSUL/Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, mariadelu@yahoo.com
Resumo: A pesquisa teve por objetivos verificar em que medida as concepções dos formadores acerca da profissão e da formação docente interferem, ou poderiam vir a interferir, no processo de formação que realizam junto aos alunos dos cursos de formação inicial e/ou continuada. Conhecer as prováveis implicações dessas concepções com as dificuldades e necessidades formativas e profissionais, frequentemente apontadas por alunos dos cursos de licenciatura e professores do Ensino Fundamental e Médio, visa contribuir para o planejamento de ações formativas junto aos formadores de professores de Ciências. Os resultados apontam algumas concepções divergentes acerca da formação e da profissão docente, as quais merecem maior atenção por parte dos formadores e pesquisadores em Educação em Ciências, tendo em vista a clivagem ainda existente entre ensino e formação e a necessidade de construírem-se propostas formativas também para os formadores de professores.
Palavras-chave: Formadores de professores, Formação docente, Profissão professor.
REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES SOBRE OS TEMAS ALIMENTAÇÃO-METABOLISMO ENERGÉTICO
Marisa da Costa Gomes1
Andrea Thompson Da Poian2, Tânia Goldbach3
1Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto de Bioquímica Médica
2Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto de Bioquímica Médica
3Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ
Resumo: O trabalho em curso, fruto de pesquisa em desenvolvimento, tem como objetivo identificar o papel das revistas de divulgação científica na construção de concepções acerca dos temas Alimentação-Metabolismo Energético. Para selecionar quais revistas são objetos desta investigação, foram aplicados questionários para 44 professores de Ciências e Biologia. Os resultados indicam que as mais utilizadas são as revistas Ciência Hoje, Superinteressante, Galileu e Scientific American Brasil. Dessa forma, optou-se por realizar um levantamento inicial dos artigos/matérias que abordam, de forma direta ou indireta, idéias relacionadas aos temas. Estes foram qualificados e categorizados com o objetivo de tornar mais nítidas as relações estabelecidas entre seus conteúdos e os referidos temas. Os dados preliminares indicam que, na revista Ciência Hoje, no período de agosto de 2005 à maio de 2007 foram identificados 24 artigos e 61 matérias, onde apenas 1 apresentou algum aspecto reconhecido como uma concepção alternativa e aponta-se a pertinência de continuidade do estudo.
Palavras-chave: Concepções Alternativas, Divulgação Científica, Alimentação e Metabolismo Energético, Educação Científica.
RUTAS DE EXPLICACION EN EL AULA
Giovanny Sierra Vargas
Universidad Pedagógica Nacional / Departamento de Física / ildiogiova@gmail.com
Resumen: En el marco de la práctica pedagógica en la licenciatura en física de la UPN, donde se considera el diseño e implementación de una unidad didáctica referida a la enseñanza de la física como un elemento constitutivo fundamental de la labor docente, cuya temática fue la caracterización del sonido y la importancia el medio, la cual fue llevada a cabo en un IED de bogotá, sistematizándola con base a la recuperación critica de los registros gráficos y textuales hechos por los alumnos, se denota marcos explicativos en donde se identificaron dos rutas de trabajo por parte de estos, al abordar experimentalmente problemáticas acerca de la propagación del sonido en distintos medios.
Palabras clave: practica; unidad didáctica; medio; propagación