O PAPEL DO EXERCÍCIO CRÍTICO-REFLEXIVO NA PROMOÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO
Ana Paula de Souza, Herbert de Almeida Silva
Maria Elena Infante-Malachias e Paulo Rogério Miranda Correia
Universidade de São Paulo/Escola de Artes Ciências e Humanidades/{ana.paula, herbertgc, marilen, prmc}@usp.br
Resumo: O exercício crítico e reflexivo de alunos e professores em seus papéis de agentes do processo de ensino-aprendizagem constitui uma prática fundamental para o desenvolvimento de algumas habilidades e competências. A interação entre os agentes do processo de ensino-aprendizagem deve corresponder a uma relação pedagógica alicerçada na reciprocidade e no compartilhamento, que transcenda, as experiências restritas ao ambiente escolar através do uso de alternativas pedagógicas, que subsidiem este processo tornando-o cada vez mais legítimo. No presente trabalho procuramos detectar na análise dos discursos resultantes da interação professor-aluno, que ocorreu por meio de um blog, indicativos que revelem o aprendizado de ambos os agentes, através de práticas de auto-avaliação. A auto-avaliação, entendida como uma modalidade legítima de avaliação formativa visa oferecer parâmetros para que os indivíduos se tornem atentos e autônomos e promovam, se necessário, mudanças nas trajetórias tanto pessoais quanto sociais nas relações de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: auto-avaliação, avaliação formativa, ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas.
O PAPEL DO PROFESSOR-TUTOR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O QUE PENSAM OS ESTAGIÁRIOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
Maria Luiza Menten1
Isabela C. T. Bozzini2, Célia Weigert3, Mariana dos Santos4, Denise de Freitas5
1Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino/ mlmenten@iris.ufscar.br
2 FFCL de São José do Rio Pardo e Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino/isabozzini@hotmail.com
3 Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino/celia@power.ufscar.br
4 Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino/marybiologia2000@hotmail.com
5 Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino/dfreitas@power.ufscar.br
Resumo: A formação inicial de professores vem sendo tema de inúmeras discussões no Brasil e em grande parte do mundo. A legislação atual sobre Formação de Professores obriga os alunos a realizarem 400 horas de estágio supervisionado, como forma de incentivar o conhecimento da escola, bem como uma atuação prática dos alunos antes de tornarem-se efetivamente professores. Este artigo analisa a parceria entre a universidade e a escola, na perspectiva do trabalho conjunto entre a docente responsável pela disciplina Prática de Ensino e a professora responsável pela classe dos alunos do ensino médio, a qual assume o papel de professora-tutora e participa ativamente das reflexões e análises das aulas dos licenciandos, que chegam a considerá-la a principal referência para o estágio. Destacamos a pertinência de possibilitar o estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem em que todos estariam em processo permanente de formação: formadores, tutores, estagiários e administradores.
Palavras-chave: formação inicial, parceria universidade-escola, professor-tutor, práticas de ensino.
O PAPEL DOS MODELOS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DO TIPO PROFESSOR-PESQUISADOR
Louise Brandes Moura Ferreira1
Zara Faria Sobrinha Guimarães2, Eliane Mendes Guimarães3,
Ludmila Soares Franco4
1Universidade de Brasília, Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas, louise@unb.br
2Universidade de Brasília, Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas, zara@unb.br
3Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, eliane@unb.br
4Universidade de Brasília, Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas, lud.ludmila@gmail.com
Resumo: O presente artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo professor-pesquisador sobre o papel da unidade intitulada “Pensando Criticamente sobre o uso de Modelos no Ensino de Ciências” na formação profissional de licenciandos de Ciências Biológicas. Vinte e um alunos participaram da pesquisa onde três instrumentos de coleta de dados foram utilizados: um questionário em tomadas pré-teste e pós-teste com todos os participantes, um diálogo em sala de aula e entrevistas individuais com um grupo de foco composto por sete alunos. Os resultados mostraram que artigos científicos sobre o uso de modelos em sala de aula e uma análise de modelos pictóricos contidos em livros didáticos de ciências contribuíram de maneira significativa para a aprendizagem dos licenciandos. Esses conceberam o uso de modelos em sala de aula como ferramentas facilitadoras da aprendizagem, o que reforça a base da pesquisa empírica na área.
Palavras-chave: modelos, formação de professores, conteúdos da prática pedagógica, ensino de ciências.
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO SOBRE OS SERES VIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PAPÉIS DA LINGUAGEM
Celi Rodrigues Chaves Dominguez1
Silvia Luzia Frateschi Trivelato2
1 Escola de Artes, Ciências e Humanidades / USP, celi@usp.br
2 Faculdade de Educação/Departamento de Metodologia de Ensino/USP, slftrive@usp.br
Resumo: A partir do referencial teórico de Vygotsky, pretendemos discutir como ocorre o processo de significação sobre os seres vivos em uma situação de interação social entre crianças de Educação Infantil durante o desenvolvimento do projeto “Pequenos Animais”.
Para isso fizemos registros de fala e coleta dos desenhos produzidos em um episódio em que quatro crianças conversavam sobre borboletas. A análise desse episódio nos possibilitou verificar que a fala desempenhou diferentes papéis durante a interação possibilitando que as crianças fizessem diversas negociações de sentido e organizassem suas idéias e concepções sobre aspectos biológicos das borboletas.
Palavras-chave: ensino de ciências, educação infantil, linguagem, mediação, ciências naturai
O PROFESSOR REFLEXIVO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO RECENTE
Alisson Antonio Martins1, Ivanilda Higa2
1UFPR/Setor de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação, alimartins@gmail.com
2UFPR/ Setor de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação, ivanilda@ufpr.br
Resumo: Neste trabalho é feita uma análise de publicações recentes em pesquisa em ensino de ciências que utilizam o conceito de professor reflexivo. O objetivo é identificar de que modo este conceito é utilizado pelos pesquisadores da área. Foram encontrados 37 artigos, publicados entre 2000 e 2007, em cinco importantes periódicos brasileiros da área de ensino de ciências. Após a seleção, os artigos foram organizados em dois grupos: um com a temática voltada à análise da formação inicial de professores, e outro referente à formação continuada. Aqui serão apresentados os resultados referentes ao primeiro grupo citado. A análise desses artigos permitiu apreender a natureza e a forma que esse referencial é utilizado nesses trabalhos.
Palavras-chave: Formação Inicial, Professor Reflexivo, Pesquisa em Ensino de Ciências.
O PROFETA E O CIENTISTA: JOGADAS DA CIÊNCIA EM SOCIEDADE
Bernardo Jefferson de Oliveira
UFMG- Decae- Fae , bjo@ufmg.br
Resumo: Apresentamos um jogo sobre a natureza do conhecimento cientifico para ser utilizado como atividade didática no ensino de ciências, na qual os estudantes são levados a discutir algumas questões centrais da Filosofia, História e Sociologia da ciência. Reconhecendo que as contribuições destas áreas para a educação científica têm sido limitadas por não implicarem em mudanças de postura sugeridas por suas reflexões, a atividade proposta visa proporcionar uma efetiva vivência de dilemas acerca da natureza do conhecimento científico, de forma divertida e fácil de ser utilizada. Após apresentarmos as regras do jogo, apontamos possíveis desdobramentos a serem feitos durante seu uso em curso de ciências.
Palavras-chave:estratégia didática, jogo, mitos metodológicos, epistemologia; prática científica
O PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE PRÁTICA EDUCATIVA: ORIENTAÇÕES PARA AS LICENCIATURAS
Andreia Pires da Silva
Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa de Mestrado que se encontra em desenvolvimento, o que buscamos apontar é o espaço pedagógico, dependente da legislação educacional oficializados pelo Conselho Nacional de Educação. Para realizarmos esta discussão, o nosso campo de observação é o projeto Integrado de Prática Educativa do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia. Focalizaremos a discussão a partir de três eixos principais: As orientações do Conselho Nacional de Educação para as Licenciaturas, as orientações da UFU para os cursos de formação de professores e faremos algumas reflexões sobre em qual contexto social que se dão às reformas de ensino. O intuito desta pesquisa é apontar novas possibilidades para contribuir na melhoria do ensino nas Licenciaturas, particularmente para o curso de Ciências Biológicas.
Palavras chaves: Formação de Professores, Licenciatura, Prática educativa.